Central de Ajuda


Ecommerce

Como comprar um apê online?

No site você consegue navegar pelos empreendimentos através do campo de busca, no canto direito superior da tela em "Encontre um apê” ou pelo chatbot e busque pelo empreendimento que você deseja de acordo com a região, comodidade, lazer e o valor que cabe no seu bolso.

Realize uma simulação para identificar o seu potencial de compra, escolha a sua unidade, crie um fluxo de pagamento, preencha a ficha cadastral e envie os seus documentos para análise de crédito. Após aprovação do seu crédito você receberá uma notificação de aprovação, podendo acompanhar o status de aprovação em “Meu Perfil”, será necessário fazer a revisão do seu fluxo de pagamento e seguir para o pagamento do ATO e assinatura do contrato.


Quais são as vantagens de comprar pelo e-commerce?
No e-commerce da Plano&Plano você consegue comprar o seu apartamento sem burocracia, de forma rápida, acompanhando passo a passo do seu processo de compra e sem sair de casa. Faça tudo de forma inovadora realizando simulações, escolhendo empreendimentos favoritos e formalizando a sua compra de forma segura e online.

Comecei o meu processo e não terminei e agora?
Não se preocupe! Se você iniciou a simulação de uma unidade que deseja e não deu continuidade, poderá retornar de onde parou, desde que tenha salvo o fluxo de pagamento em seu perfil. Faça o seu login e vá em “Minhas propostas”, nesta etapa você terá acesso de onde parou, podendo preencher a ficha cadastral ou realizar o upload dos documentos faltantes para concluir a etapa e seguir com a sua jornada de compra.

Quanto tempo dura o processo?
O processo pode demorar até 24 horas para análise e aprovação de crédito. Só é possível realizar essa aprovação após finalizar o processo de ficha cadastral e o envio de todos os documentos. Quanto mais rápido você realizar esta etapa, mais rápido será sua avaliação.

Atendimento ao cliente

Como falar com o SAC?

Para solicitar atendimento, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui.


Documentação

Por que preciso enviar meus documentos?
A sua documentação é extremamente importante para o processo de financiamento, análise de crédito e validação do seu cadastro.

Quais documentos preciso enviar?
O processo de envio dos documentos é simples, basta você salvar a sua simulação, preencher a sua ficha cadastral e realizar o upload dos documentos solicitados como RG ou CNH, comprovante de residência, certidão de casamento (ou nascimento, caso solteiro), holerite (ou extrato bancário dos últimos 3 meses) e declaração de Imposto de Renda. Lembrando que se você for casado, os documentos do cônjuge serão solicitados e toda documentação é obrigatória para seguir com a próxima etapa

Pagamento

Como pagar meu apartamento pelo e-commerce?

O pagamento do ato é o que garante a compra do seu apartamento, o link para pagamento será enviado via e-mail para que você efetue o pagamento com as opções de boleto, PIX e cartão de crédito disponível. Lembrando que se o pagamento do seu ato não for identificado, a reserva da sua unidade poderá ser cancelada, dessa forma será necessário iniciar todo o processo de compra novamente. Caso você não receba o link para pagamento através do seu e-mail, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui.


Portal do Cliente

Como emitir a 2a via de boleto?

Para solicitar a 2ª via para o pagamento, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui.


O que é o portal do cliente?
O portal do cliente é disponibilizado após a finalização da compra, onde o cliente terá acesso a todas as informações referentes ao contrato dele, boletos, contrato, solicitações, correções, posições financeiras, negociações, manual do imovel, assembleias, onde a construtora terá um caminho para ir orientando o cliente, como informações de vistoria, entrega de chaves e notificações que o cliente precisa até o momento da entrega das chaves. Após essa entrega, ele permanece com acesso e no portal ele terá acesso a garantia do imovel e todas as solicitações pertinentes. tudo que faça parte do imóvel, o cliente será redirecionado para a área que melhor atenda e consiga sanar as dúvidas dele.

Quais informações tenho no portal do cliente?
No Portal do Cliente, o cliente terá acesso a todas as informações referentes ao contrato dele, boletos, solicitações, correções, posições financeiras, negociações, manual do imovel, tudo que faça parte do imóvel.

Programa Minha Casa, Minha Vida

O que é MCMV?
O Minha Casa Minha Vida foi criado pelo Governo Federal para ajudar você e sua família a realizarem o maior sonho de todo brasileiro, que é ter seu próprio apê. Isso significa que você terá uma série de facilidades e um bom prazo para pagar. Ou seja, na prática, você terá uma ajuda financeira em forma de desconto no valor do seu apê, a começar por taxas de juros bem baixinhas. Com esse programa, na Plano&Plano, você vai sair do aluguel.

Como participar do Programa MCMV?

Contratar um financiamento tradicional é uma das coisas mais difíceis de acontecer. Isso porque existem vários fatores que podem impedir a aprovação como score de crédito baixo, renda e muitos outros. Dessa forma, milhares de brasileiros não têm condições de acesso à moradia. Através do Programa Minha Casa, Minha Vida essa possibilidade pode virar realidade.

Para isso, basta saber se você está nas faixas de renda participantes no programa. Ou seja, vai depender de quanto você e sua família ganham de renda por mês. Nesse caso, a renda familiar pode ser composta por até três pessoas, marido/esposa e até mais uma pessoa podem juntar suas rendas e se encaixar em uma das faixas. Namorado e namorada + o pai ou a mãe de um dos dois.

Para facilitar o entendimento, acompanhe o exemplo abaixo que deixa tudo muito mais claro:

João e Maria irão se casar, a Maria ainda mora com os pais e seu pai ajudará na compra. Juntando a renda dos três, eles podem compor a renda familiar e se encaixar em uma das faixas do programa Casa Verde e Amarela. - João é professor e ganha R$ 1.500 por mês.

- Maria é secretária e ganha R$ 1.300 por mês. - Paulo, pai de Maria, é assistente de escritório e ganha R$ 1.200.

- Juntando tudo o que todos eles ganham, a renda familiar é de R$ 4.000

Para entender em qual faixa de renda você se encaixa, confira a tabela a seguir e as características de cada uma:

FAIXA 1 Famílias com renda bruta de até R$ 2.000,00: Você pode adquirir um imóvel cujo empreendimento é financiado pela CAIXA com taxas de juros que podem chegar até 4,75% ao ano e subsídios até R$ 47.500,00 de acordo com a sua renda e região onde você mora. E você ainda tem até 30 anos para pagar.

FAIXA 2: Famílias com renda bruta de até R$ 4.000,00: Se sua família se encaixa nesta faixa os subsídios podem chegar até R$ 29.000,00 de acordo com sua renda e localização do imóvel.

FAIXA 3: Famílias com renda bruta de até R$ 7.000,00: Para famílias com renda bruta de até R$ 7.000,00, as taxas de juros são atrativas na aquisição da casa própria. Na Plano&Plano, nós oferecemos vários imóveis para as famílias que se encaixam nas faixas 2 E 3. E, principalmente, para te dar uma forcinha a mais, ajudamos você a parcelar a entrada e ainda garantimos toda a documentação grátis.


Quais são os benefícios que esse programa oferece?

Ajuda financeira no valor do seu apê O Programa Minha Casa, Minha Vida vai te ajudar a comprar seu apê dando uma ajudinha financeira no valor do imóvel. Isso quer dizer que você e sua família vão ganhar desconto no preço final do apê. E quanto menor for a sua renda, maior é essa ajuda. Tudo isso para tornar seu sonho realidade!

O banco Caixa e o Governo Federal disponibilizam um valor de até R$ 47,5 mil reais em forma de desconto no preço do seu apê e você vai pagar só a diferença com parcelinhas que cabem no seu bolso. Desconto na taxa de juros Os juros são as taxas cobradas pelo empréstimo de dinheiro e a redução dessas taxas é uma das maiores vantagens do Minha Casa, Minha Vida.

Num financiamento normal os juros são de mais ou menos 8% ao ano. Só que essas taxas, através do Minha Casa, Minha Vida, são bem mais baixos que isso. Legal, né? Possibilidade de utilizar seu FGTS O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser utilizado para pagar a entrada do seu apê e até para pagar parcelas em atraso.

Isso facilita bastante sua compra e ajuda muito a reduzir o valor das parcelas seguintes. Desconto nas despesas do cartório Comprar um apê através do Minha Casa, Minha Vida faz com que você tenha muitos descontos nas despesas do cartório ou, muito melhor, às vezes essa documentação pode sair até de graça. Isso mesmo! É uma bela ajuda para registrar o apê no seu nome, né?

Fundo de Seguro Desemprego Ao comprar um apê pelo Minha Casa, Minha Vida você tem mais vantagens. Isso quer dizer que você estará automaticamente coberto pelo Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab). Isso quer dizer que se você perder o emprego ou tiver redução na sua renda familiar, você vai poder contar com o FGhab para garantir o pagamento das suas parcelas. Mas olha, é importante saber que as parcelinhas pagas através do FGHab são adicionadas no final do contrato.


Renda

O que é necessário para compor renda?

Agora que você já sabe o que é renda familiar, vem dar uma olhadinha nos passos simples que você deve dar para realizar essa ação. Fique tranquilo que são apenas 3!

  • Documentos de identificação do candidato e dos membros de seu grupo familiar.
  • Documentos de comprovação de moradia;
  • Documentos para comprovação da renda familiar bruta mensal.

O primeiro item de documentos de identificação, quer dizer que a certidão de nascimento, certidão de casamento e certidões de óbito devem ser entregues. Agora, os documentos de comprovação de moradia também são simples: Contas de água, luz e telefone já te ajudam.

Único item dessa lista que pode dar uma pequena dor de cabeça na hora de reunir toda a papelada, são os documentos para a comprovação de renda familiar bruta mensal, já que abrange cópia da carteira de trabalho, extratos bancários, cópias de contracheques e outros documentos importantes que você provavelmente receberá uma listinha.


Preciso ser casado para compor renda?
Não. Apenas a consciência de que estará fazendo parte da compra do imóvel, independente do grau de parentesco com a pessoa que está compondo renda.

O que é renda informal?

A renda informal é gerada a partir de trabalhos que não são registrados nem de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas e, muitas vezes, nem a partir de contratos. É o caso de quem trabalha como profissional liberal ou autônomo, dos pequenos empreendedores e dos diversos trabalhadores informais.

E não se preocupe, não é por que você não tem uma relação de trabalho formal que você não tem direito a acessar determinados produtos financeiros. O mercado também tem ofertas direcionadas a você, desde que você saiba como comprovar adequadamente sua renda.


O que é Renda Familiar?
A famosa renda da família é basicamente a soma bruta da renda de cada pessoa que mora com você. Por exemplo: se você vive em casa com 5 pessoas, as rendas de todas elas mais a sua serão somadas em apenas um único valor. Como dito anteriormente, programas de habitação popular, como é o caso do Minha Casa, Minha Vida, pedem bastante a soma da renda da família, mas outros tipos de ações, como programas de ensino superior também exigem que você passe essa informação para saber em quais vagas te enquadrar por meio das cotas.

Quantas pessoas podem compor a renda familiar?
É indicado que até 5 pessoas participem da composição de renda.

Como realizo a comprovação da renda informal?
Você pode comprovar a renda informal, com alguns documentos como extratos bancários, faturas do cartão de crédito, recibos de aluguel, etc. Para isso, tenha em mãos a movimentação bancária dos últimos três meses. Além disso, extratos de movimentações de investimentos e declaração de imposto de renda também devem ser apresentados. Outro documento muito importante é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) que poderá ser elaborada por um contador da sua confiança.

FGTS

Posso usar meu FGTS para compra na Plano & Plano?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) garante maior praticidade na hora de dar a entrada no apartamento e até reduzir o pagamento mensal das parcelas de financiamento

Como consultar o valor do meu FGTS?

Consulte as regras para a liberação do FGTS e veja se você tem o mesmo disponível para o seu financiamento. Clique aqui


Financiamento

O financiamento é realizado pela Plano & Plano?
A análise é feita pela Plano&Plano porém o financiamento é feito pela instituição financeira escolhida.

O que é Subsídio? Como utilizar o Subsídio? Tenho direito ao Subsídio?

O subsídio é um valor que o governo federal concede para complementar a compra de um imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida, ou seja, descontos que são usados para financiar a compra do primeiro imóvel. De fato, é uma grande oportunidade de pagar menos no seu financiamento e não comprometer o orçamento ao longo do mês.

Se você tiver uma renda familiar mensal de até R$ 4.000, poderá conseguir uma grande ajuda para completar o valor total do imóvel. Através do MCMV o governo subsidia até R$47.500 mil reais. Na prática esse valor será usado como um desconto no preço do apartamento e o saldo restante é financiado em até 360 meses. O valor do subsídio vai variar de acordo com a sua Renda Familiar:

Quem tiver, por exemplo, direito a um subsídio de R$20 mil e quiser comprar um imóvel que vale R$150 mil, terá que pagar apenas R$130 mil. Os R$20 mil restantes são pagos pelo Governo Federal e abatidos no total do valor a financiar.

Subsídio nas taxas de juros

A redução nas taxas de juros é uma das maiores vantagens do Minha Casa, Minha Vida. Isso porque os juros aplicados na hora de financiar um imóvel pelo MCMV ficam bem mais baixos que os de um financiamento tradicional. A faixa 1 por exemplo, tem uma taxa de 5% ao ano. Para as faixas 2 e 3 os juros variam de 5,5% até 8% ao ano.

E tem mais um detalhe incrível: para pessoas que já tem 3 anos de contribuição no FGTS, as taxas são reduzidas em mais 0,5%. Ou seja, sua taxa de juros pode ser de até 4,5% ao ano! Demais, não é mesmo? Para participar do Minha Casa, Minha Vida e ter direito ao subsídio você precisa ser cidadão brasileiro ou naturalizado brasileiro, ter 18 anos de idade ou mais e não ter nenhum imóvel residencial no seu nome.

A pessoa que for comprar o imóvel e usar os benefícios do Programa não pode ter sido beneficiada antes pelo MCMV nem por outro programa do governo para comprar a casa própria.

E a renda familiar dessa pessoa tem que estar entre R$1.200 até R$ 7.000. Lembrando que a renda familiar pode ser composta somando a renda individual de até três pessoas que morem juntas. Exemplo: esposa, marido e sogra.


Tipos de financiamentos e diferenças
Existem dois tipos de financiamento: Durante o período de obras, somente o financiamento associativo pode ser disponibilizado para o cliente. Ele é realizado através do banco que está financiando a obra, onde na maior parte dos casos é a Caixa Econômica. Após a entrega desse imóvel, o financiamento é realizado através da modalidade SFH que pode ser financiado por qualquer banco. Nesse momento, a assessoria irá buscar o melhor banco, com as melhores taxas para o perfil do cliente. Atualmente, o banco que possui as melhores taxas é a Caixa Econômica, mas, caso o cliente queira e possa financiar por outro banco, não há problema.

Como é realizado o financiamento na Plano & Plano?
A Plano&Plano disponibiliza uma assessoria especializada em crédito imobiliário de forma gratuita para o cliente que está em busca de um crédito para financiamento. Essa assessoria fará a análise de crédito a partir dos documentos disponibilizados pelo cliente no momento do preenchimento da ficha cadastral e se necessário, poderá solicitar algum documento à parte. Após a análise concluída, a assessoria dará um retorno ao cliente com a possibilidade ou não do financiamento através da instituição financeira. Caso tenha alguma pendência ou alguma reprovação, a assessoria irá sinalizar para o cliente através do sistema E-commerce.

Como faço para ter direito ao subsídio?
Se a sua renda está acima de R$ 1.800, basta você entrar em contato diretamente com a construtora do imóvel que você tiver interesse. Eles irão te orientar em todo o processo para pedir o seu financiamento na CAIXA e calcular o valor do subsídio a que você tem direito. Depois de solicitar seu financiamento através do Minha Casa, Minha Vida, o processo passa por uma análise. Assim que a aprovação sair, a assinatura do contrato é agendada.

O que eu preciso apresentar para fazer um financiamento bancário?
O processo de financiamento bancário de um imóvel envolve três partes: o cliente, a construtora e o banco escolhido. Se você comprou uma unidade da Plano&Plano e vai financiar parte do pagamento junto a instituições financeiras, além da documentação da construtora, você, cliente, precisa apresentar condições básicas como: não ter restrições cadastrais, comprovar renda, ter o CPF regularizado junto à Receita Federal e apresentar todos os documentos exigidos pelo banco.

Qual banco é realizado o financiamento?
A assessoria especializada disponibilizada para o cliente irá buscar o banco que melhor se enquadra e que está disponível nas condições de crédito do cliente. Durante o período de obras, a busca pelo crédito é feita apenas através da Caixa Econômica. Após o final das obras, há a possibilidade de financiamento em todos os bancos, porém, se o cliente se enquadra em algum programa do governo, o financiamento automaticamente será realizado pela Caixa Econômica.

Contrato

Estou com parcela(s) em atraso e gostaria de quitá-las, como faço para conseguir o(s) boleto(s)?
Parcela(s) em atraso acarretam em juros. Fique atento às datas de vencimento da sua parcela. Caso esteja com parcela(s) em atraso, acesse o portal do cliente em menu/financeiro/boleto(s) em atraso, e verifique quais são as parcelas(s) em atraso. Caso encontre dificuldades entre em contato conosco através do menu atendimento/nova solicitação.

Emiti o meu boleto mas não consigo pagá-lo, o que fazer?
De acordo com as normas da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), todo e qualquer boleto deve estar cadastrado na base de dados do sistema para serem pagos na rede bancária. Esclarecemos que esse registro pode levar até 01 (um) dia útil. Desta forma, caso não consiga efetuar o pagamento no dia de emissão do boleto, orientamos que tente realizar o pagamento no próximo dia útil ou na data de seu vencimento.

Serei isento de IPTU?
Somente a prefeitura da municipalidade poderá definir se seu imóvel será ou não isento do tributo. Quando a individualização dos contribuintes ocorrer, junto a municipalidade da sua região, você ficará ciente se a sua unidade será contemplada com a isenção.

Como é definida a escolha da administradora de condomínio?
Quando você receber as chaves, o Condomínio já estará em operação, inclusive com portaria para controle de acesso. Então, a convenção do condomínio prevê que a Incorporadora indique algumas administradoras, para que os clientes escolham uma das opções apresentadas durante a AGI (Assembleia Geral de Instalação). Caso o condomínio queira substituir a administradora escolhida em assembleia, poderá fazer isso a qualquer momento após a AGI, já que não existe qualquer tipo de contrato firmado entre a Administradora e a Plano&Plano. Nos preocupamos em indicar empresas conceituadas no mercado e temos certeza que após a Assembleia, todas as suas dúvidas a respeito da Administradora serão esclarecidas e você ficará tranquilo.

Como funciona a vistoria da unidade?
Quando chegar esse momento, a agenda do evento de vistoria ficará disponível no portal do cliente, e lá você agendará dia e horário da vistoria em sua unidade. Durante a vistoria, você receberá o Termo de Vistoria, documento que te auxiliará na verificação dos principais itens a serem avaliados. Havendo algo que não esteja em conformidade, deverá ser registrado por você no Termo de Vistoria, para que a equipe técnica tome as providências necessárias. Durante a vistoria, você será acompanhado por um profissional da Plano&Plano para orientá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas. Neste momento não é possível realizar os testes das instalações elétricas. Após o recebimento das chaves, você solicitará a ligação de água e energia elétrica junto às concessionárias e então, poderá verificar o funcionamento desses itens. Em caso de inconformidade, haverá atendimento conforme as garantias previstas no Manual do Proprietário, que será entregue com as suas chaves. Faça a sua vistoria com tranquilidade e atenção.

Como ocorre a entrega do empreendimento - AGI (assembleia de geral de instalação de condomínio)?
É o momento em que o condomínio ganha vida. Nessa primeira reunião, se definem itens importantes, como eleição de síndico, subsíndico e corpo diretivo, e aprovação dos valores que irão compor a taxa condominial, além de demais temas em pauta. Importante: lembre-se de manter seus dados cadastrais sempre atualizados com a construtora, pois você receberá nossas comunicações, através do portal do cliente, com dia, horário e assuntos que serão tratados e validados na assembleia.

Meu contrato sofre reajustes? Quais são eles?

Existem Juros e Correção Monetária, e é comum confundi-los. Entenda a diferença:

Correção monetária

A correção monetária é utilizada para atualizar o valor da moeda e seu poder de compra, com base em índices de inflação. Ou seja, ela corrige o valor no tempo. Os contratos de longo prazo preveem correção monetária, e para tanto, é preciso que especifiquem os índices que serão utilizados para correção. No seu contrato, estão previstos:

Durante a obra: correção pelo INCC – Índice Nacional da Construção Civil, ou IPCA, dependendo da negociação no momento da compra. Após a expedição do habite-se: correção pelo IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado. Para o cálculo da correção monetária, é sempre utilizado o índice publicado dois meses antes do mês da correção (D-2). Por exemplo:

Para correção de uma parcela com vencimento em dezembro de um determinado ano, será utilizado o índice publicado no mês de outubro deste mesmo ano, e assim por diante. Você pode acompanhar a evolução destes índices pelo site do SECOVI, www.secovi.com.br.

Juros remuneratório

É a remuneração do capital que o credor pode exigir do devedor. Ou seja, é o tipo de juros cobrado em financiamentos e empréstimos. Após a emissão do Habite-se, até a quitação total do saldo do seu contrato, estão previstos juros remuneratórios, calculados por meio da Tabela Price.

Juros moratórios

É a pena imposta ao devedor pelo atraso no cumprimento da obrigação. São os juros que pagamos quando deixamos de quitar uma prestação na data do vencimento. Seu contrato prevê acréscimo de1% ao mês no caso de atraso no pagamento, além de multa de 2%.


O que preciso fazer antes de realizar a vistoria da unidade?
Vistoria da unidade é o momento de verificar se está tudo certinho com o seu apartamento, se as instalações e acabamentos da sua unidade estão funcionando corretamente e de acordo com o Memorial Descritivo que você assinou quando comprou seu imóvel.

Já recebi meu apartamento e preciso de manutenção técnica. Como fazer?

Recebi o meu contrato e agora?
Parabéns! Seu sonhado apartamento foi adquirido com sucesso, agora você receberá mensalmente os links para pagamento de cada parcela negociada e receberá via email as instruções para seguir com a assinatura digital do contrato de financiamento bancário com o banco escolhido.

Quando receberei as chaves do meu apartamento?

As chaves são liberadas após a conclusão das seguintes etapas:

  • Vistoria e aceite de unidade pelo cliente (dentro das condições contratuais)
  • Emissão do auto de conclusão da obra (Habite-se)
  • Instalação de condomínio em assembleia.
  • Estar apto com as condições financeiras contratuais.

Com essas etapas concluídas, a Plano&Plano disponibilizará a agenda do evento de entrega de chaves ao cliente. Juntamente com as chaves, será entregue também o manual do proprietário, com as plantas de arquitetura, elétrica e hidráulica, vídeos com orientações sobre os cuidados e manutenção da unidade e prazos e itens em garantia, conforme legislação vigente.


Não poderei comparecer ao evento de chaves. Posso mandar outra pessoa retirar as chaves no meu lugar?

Para retirada das chaves, o Termo de Recebimento Definitivo de Entrega de Chaves deverá ser assinado por todos os participantes do Contrato de Compra e Venda. No dia da entrega de chaves, será necessário a presença de pelo menos um dos participantes, portando documento de identificação com foto para o Recebimento das Chaves, desde que todas as partes tenham assinado o termo de entrega de chaves digital antecipadamente.

Caso não seja possível comparecer a nenhuma das partes, as chaves somente poderão ser entregues a terceiros com a apresentação de procuração (pública ou particular) para os fins específicos.


Não recebi o boleto para pagamento do meu apartamento esse mês. Como consigo uma 2ª via?
Caso eventualmente não tenha recebido seu boleto mensal, acesse o portal do cliente em menu/financeiro/boleto(s) próximo vencimento. Caso encontre dificuldades entre em contato conosco através do menu atendimento/abrir nova solicitação.

Como ocorre o encerramento de juros de obras?

A “evolução de obra", também chamada de “juros de obra” ou “taxa de obra”, é um valor gerenciado e cobrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Tão logo a documentação final das obras (habite-se, Certidão negativa de débitos “CND” – INSS, entre outros) for concluída. Encaminharemos à CEF, para realizar o comando de encerramento das obras em sistema.

Desta forma, a CEF encerrará a cobrança de juros de obra, do seu Contrato de Financiamento bancário e iniciará a amortização do valor financiado. É importante esclarecer que, a cobrança de juros de obra é feita única e exclusivamente pela CEF e o encerramento de tal cobrança segue o que rege o contrato de financiamento assinado entre o Cliente e a CEF.


Não recebi o meu contrato ainda, o que faço?

O seu contrato de compra fica disponível no Portal do Cliente, caso não consiga acessar, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui.


Fluxo de pagamento

O que é parcela anual?
A parcela anual faz parte do fluxo de pagamento e que precisa ser paga em dezembro. Ela é um percentual da renda mensal no momento da compra.

Qual valor posso dar de entrada?
No fluxo de pagamento é possível aumentar o valor de ato conforme você deseja pagar, respeitando os valores de mínimo e máximo disponíveis para cada unidade. Lembrando que, quanto mais você paga no ato, mais fácil fica a distribuição de valores nas demais parcelas. Faça uma simulação e descubra o quanto você pode investir no seu sonho.

Parcelas mensais, mensais A, B. O que são?
As mensais A e B são um percentual sobre a renda do cliente referentes aos fluxos contratados com a construtora. Tudo que o cliente não conseguiu financiar com o banco, ele precisa pagar para a construtora. Com isso, a Plano&Plano sabe que a partir do momento em que o cliente possui um financiamento de obra e conforme essa obra evolui, essas parcelas irão aumentar e por isso, entende que a renda do cliente terá uma parcela maior a ser comprometida, por isso, de forma não linear, a parcela B tende a diminuir em relação a parcela A.

O que é o fluxo de pagamento?
É uma etapa da simulação que propõe uma visibilidade mais completa do fluxo de pagamento como: Ato, mensal A, mensal B, anual, anual pós chaves, mensal pós obra e modalidade de financiamento escolhida. Os valores de são calculados com base nas informações fornecidas na primeira etapa da simulação como nome, idade, renda familiar, data de nascimento, entre outros. Dessa forma você terá como analisar e distribuir os valores de pagamento de cada item conforme a sua necessidade para seguir com a sua proposta de compra.

O que são as parcelas de obras?
Quando o cliente financia de forma associativa, ou seja na planta, a partir do momento em que o contrato é assinado, a Caixa Econômica disponibilizará o valor para a construtora conforme a evolução da obra, isto é, o cliente durante a obra paga o juros equivalente à quantia disponibilizada para a construtora conforme o percentual de evolução da obra. A taxa de juros contratada permanece a mesma, porém o valor de juros pago pelo cliente, vai depender do valor montante em que a caixa disponibiliza para a construtora mês a mês de acordo com o percentual de evolução da obra.

Crédito

O que é aprovação de crédito?
Análise de Crédito é uma verificação minuciosa do seu cadastro, feita pelo banco que confere todas as suas informações pessoais, como: CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho ou contrato de trabalho, holerite (contracheques, ou seja, comprovante de renda mensal), IR (imposto de renda), endereço. Essas informações são sempre com base em documentos comprobatórios. E, irá analisar também o seu perfil financeiro, o seu relacionamento com o banco e os seus hábitos de consumo, para entender o seu potencial de compra como você vai realizar o pagamento das parcelas e mensurar quanto do seu orçamento é direcionado para a quitação do empréstimo, pois existe uma limitação de quanto a sua renda pode ser comprometida com o financiamento. Após essas validações, o seu cadastro é aprovado ou reprovado, caso exista alguma restrição em seu nome, caso esteja dentro dos parâmetros de análise é possível determinar o valor do financiamento a ser concedido.

O que é necessário para aprovar o crédito?
Deve ser solicitado alguns documentos como: CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho ou contrato de trabalho, holerite (contracheques, ou seja, comprovante de renda mensal), IR (imposto de renda), endereço; essas informações sempre com base em documentos comprobatórios.

Quanto tempo demora para aprovar o crédito?
Em até 24 horas. Desde que tenha realizado o envio dos documentos em horário comercial e não haja nenhuma pendência ou alteração nestas documentações.

Onde consultar e como saber sobre minha aprovação de crédito?
Faça uma simulação do empreendimento que você deseja comprar, é fácil e rápido. Escolha o empreendimento através da busca do site por região.

Atendimento com corretor

Meu corretor pode me ajudar no e-commerce?
Pode sim! Um dos grandes diferenciais do E-Commerce da Plano&Plano é que você tenha autonomia de compra, mas se sentir a necessidade de ajuda e você já tenha um corretor que te atenda, o mesmo poderá criar uma simulação, montando o fluxo de pagamento e ajudar na distribuição dos valores de acordo com a sua necessidade e poder de investimento. Dessa forma, a sua jornada de compra é acompanhada por especialistas da área, garantindo uma maior segurança em seguir com o seu sonho do apartamento próprio. O corretor tem um acesso próprio para acessar o seu perfil e navegar pelo e-commerce como se fosse você, podendo criar simulações dos empreendimentos que você deseja e escolher o melhor para seguir com a sua proposta de compra. Pode te ajudar em todo processo como preenchimento de ficha cadastral, upload de documentos e acompanhamento de status da sua aprovação de crédito, te auxiliando em toda jornada de compra.

Quero comprar sem ajuda. Como posso cancelar o atendimento que estou recebendo de um corretor?

Para solicitar o cancelamento do atendimento de um corretor, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui.


Posso falar com um corretor?

Para solicitar o atendimento de um corretor, basta que você abra uma solicitação através do nosso canal de atendimento, clicando aqui. .